sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

                           
                   OS FALSOS PASTORES E O BOM PASTOR
No capitulo 34 do livro de Ezequiel, é retratado a grande responsabilidade, dos pastores de ovelhas.
Mas falharam poque eram falsos. Isso já acontecia no antigo testamento, o que dizer nos dias de hoje?
Esses pastores (governantes) estão interessados em si mesmos, não no bem estar das ovelhas (povo). Sob o governo cruel, as ovelhas andam desgarradas.
Até hoje, muitos lideres religiosos não aprenderam a lição de SERVIR as ovelhas. Confundem seu "SERVIÇO" com uma forma de obter "LUCRO" Não obstante podemos louvar a Deus pelos lideres que servem com zelo e são exemplos para o rebanho. É interessante notar que no capitulo 34.10 o Senhor permitiu que as ovelhas andassem espalhadas a fim de evitar mais danos. Yates descreve bem a situação:

Trata-se de um retrato comovente dos pregadores infiéis do tempo de Ezequiel. O rebanho se encontravam disperso, sem haver quem cuidasse das ovelhas e as apascentassem, enquanto os pastores egoístas se empanturravam e viviam em ócio e luxo sem se preocupar com as responsabilidades. Faziam questão de garantirem seus próprios alimento, suas vestimentas e seu conforto, mas não tinha consideração nenhuma pelos outros.

Mas no capitulo 34: 7-10 o Bom Pastor estava determinado a resgatar as suas ovelhas desses pastores falsos. Seu proposito maior era abençoar seu povo. Para isso reuniria as ovelhas e cuidaria de sua necessidades indivíduas. A maior Bênção de todas seria o relacionamento entre o Senhor e a suas ovelhas, a comunhão intima entre Deus e homem.
34: 11-16 Ele será seu pastor, as congregará na terra e governará sobre elas ( durante o milênio). O evangelista D. L. Moody descreve de modo bastante apropriado o ministério de Deus a suas ovelhas:
Observe tudo que Deus fará por suas ovelhas.  O Pastor e suas ovelhas:
Versículo 11- Eu as procurareis e buscarei.
Versículo 12-Eu as livrareis.
Versículo 13-Eu as tirareis, Eu as congregareis e as introduzirei na sua terra.
Versículo14-Eu as apascentarei.
Versículo15-Eu as farei repousar.
Versículo16-Eu ligarei a quebrada, e fortalecerei a enferma.
Há muitas ovelhas magras no aprisco de Deus, mas nenhuma em seu pasto. Algumas pessoas, inclusive certos pregadores, procuram insinuar que o Deus do AT é uma Divindade severa e desamorosa que contrasta com o Deus apresentado no NT. John Taylor faz uma exelente ligação entre os dois Tetamentos:
O retrato do pastor que busca as suas ovelhas desgarradas no versículo 12 prefigura de forma notável a parábola da ovelha perdida ( Lc 15:4s.) para qual sem duvida, Jesus se baseou nessa passagem de Ezequiel. Ilustra com grande clareza as qualidades ternas e amorosas do Deus do antigo testamento e desfere um golpe mortal sobre quem procura separar Jeová, o Deus de Israel, do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Alem disso, essa não é o unica passagem que fala do terno Pastor ( cf. SL78:52s; 79:13; 80:1; Is40:11; 49:9s; Jr31.10)

                         Jesus Cristo o Verdadeiro Pastor!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário