A disciplina é instrução do Senhor!!
A interpretação habitual desse provérbio é a seguinte: se ensinarmos a criança de forma adequada ( no caminho em que deve andar), ela terá um bom futuro pela frente. Há exceções, obviamente, mas o proverbio trata de uma regra geral. Henry ward Beecher comenta: Não é difícil fazer que uma criança ou uma árvore cresça na direção correta, desde que educada desde de cedo; porem, não é fácil endireita-la mai tarde, caso tenha crescido sem correção. Susannah wesley, mãe de charles, John e de outras 15 crianças a plicou as seguintes regras ao educar os filhos: 1) Controle a teimosia da criança e trabalhe junto com Deus para salva alma dela.2)Ensine seu filho a orar assim que ele aprende a falar.3)Nunca dê tudo que a criança pedir,mas somente aquilo que for bom para ela e caso peça com gentileza.4) Para evitar a mentira,não castigue os filhos quando confessarem alguma travessura,porém nunca permita que pecados e rebeliões passem despercebidos.5)Elogie e recompense o bom comportamento.6) Cumpra rigorosamente todas as promessas.
O provérbio também pode ser interpretado no sentido de incentivar os pais a educarem os filhos de acordo com os talentos naturais da criança,em vez de forçá-los a escolher profissões para as quais não tenham inclinação natural .Nesse sentido,Kidner comenta que o versículo ensina a respeita a individualidade e a vocação da criança,em incentivar teimosia e rebelião.
Além disso, o provérbio pode servi de admoestação aos pais no sentido de que,caso deixem a criança crescer fazendo o que quiser, ela se transformará em um adulto mimado e egoísta..Jay Adams escreve:
O versículo não é uma promessa é um aviso: caso os pais permitam que a criança cresça seguindo impulsos e desejos próprios (educação permissiva),não devem esperar que ela mude esse padrão de comportamento quando entra na fase adulta.A criança nasce no pecado e,se lhe for permitido seguir os próprios desejos ,desenvolverá naturalmente reações e hábitos pecaminosos.
A ideia é que esses maus hábitos se tornam parte do indivíduo se for permitido que se desenvolvam livremente desde a infância.
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