Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte é ladrão e assaltante.
Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. João 10:1-2.
Obs. Alguns pregadores ingênuos interpretam esse versículo erradamente, como sendo ladrões e salteadores como a figura do diabo. Essa interpretação não está correta nesse contexto.
Ali o Senhor Jesus falara aos fariseus, que alegavam ser os legítimos pastores do povo de Israel. Foi a eles, em particular, que o Senhor Jesus se referiu aquilo. O caráter solene do que Ele estava preste a dizer é indicado pela expressão: em verdade: Em verdade vos digo. Um aprisco era um cercado no qual as ovelhas se abrigavam a noite. Era uma área rodeada por uma cerca e tinha uma abertura usada como porta. Aqui o aprisco se refere a nação judaica.
muitos vieram ao povo judeu, professando seus lideres espirituais e guias.Eles si autonomeavam Messias para a nação. Mas não vieram pelo caminho predito pelo AT a cerca do Messias. Eles subiam por outra parte. Apresentaram-se a Israel de acordo com o que lhes parecia melhor. Esses homens não eram verdadeiros pastores, mas ladrões e salteadores. Ladrões pegam o que não lhes pertence, e salteadores lançam mão da violência para obter o que querem. Os fariseus eram ladrões e salteadores. Eles tentaram dirigir os judeus, e fizeram tudo ao seu alcance para impedir que eles aceitassem o verdadeiro Messias.
Eles perseguiram os que seguiram Jesus, e, no devido tempo, mataram o Senhor. O versículo 2 se refere a Jesus. Ele veio às ovelhas perdidas da casa de Israel. Era o verdadeiro pastor das ovelhas. Ele entrou pela porta, isto é, veio em pleno cumprimento das profecias do AT relativas ao Messias. Ele era um salvador alto nomeado, mas veio em perfeita obediência à vontade do Pai. Ele satisfez todas as condições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário